
Oliveira e Costa submetido a perícias
O Ministério Público concorda com a libertação de Oliveira e Costa mas mandou fazer perícias de personalidade e de saúde que vão ser decisivas para a decisão do juiz de instrução Carlos Alexandre. O CM sabe que as perícias foram pedidas pelo procurador titular do inquérito do BPN, Rosário Teixeira, e que estarão prontas na próxima semana.
O CM sabe que só depois destas perícias, a cargo do Instituto de Reinserção Social e de um especialista, é que será avaliada pelo juiz Carlos Alexandre a manutenção do ex-banqueiro na prisão. O procurador Rosário Teixeira já fez saber que considera ultrapassadas as razões que levaram_Oliveira e Costa à cadeia: alarme social e perigo de fuga.
O facto de o Ministério Público acompanhar a defesa no pedido de libertação de Oliveira e Costa limita a margem de manobra do juiz de instrução mas não é um dado adquirido e que resulte automáticamente da lei a libertação do ex-homem forte do BPN.
A última apreciação do juiz de instrução sobre a continuação de Oliveira e Costa na cadeia ocorreu a 21 de Maio passado. Esta semana, o advogado Leonel Gaspar entregou um requerimento no Tribunal Central de Instrução Criminal a pedir a libertação por não haver perigo para a produção de prova nos inquéritos em que Oliveira e Costa é arguido.
Conheça todos os pormenores deste caso na edição de hoje do jornal 'Correio da Manhã mas mandou fazer perícias de personalidade e de saúde que vão ser decisivas para a decisão do juiz de instrução Carlos Alexandre. O CM sabe que as perícias foram pedidas pelo procurador titular do inquérito do BPN, Rosário Teixeira, e que estarão prontas na próxima semana.