LUA

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

MP e PJ fazem buscas no Porto de Lisboa

O Ministério Público e a Polícia Judiciária estão desde esta manhã a fazer buscas na sede da APL (Administração do Porto de Lisboa) e do Instituto de Portos e Transportes Marítimos (IPTM)

Segundo o SOL apurou, as diligências estão a ser realizadas no âmbito de uma investigação ao contrato de concessão da exploração do terminal de contentores de Alcântara, celebrado em 2008 entre a APL e a Liscont, empresa do Grupo Mota-Engil.

A investigação surge na sequência de uma auditoria ao contrato realizada no ano passado pelo Tribunal de Contas (TC). O contrato atribuiu à Liscont a prorrogação por 27 anos, sem concurso público, da exploração do terminal de contentores. O TC concluiu que o contrato não defende o interesse público.

Entretanto, o Ministério Público no Tribunal Administrativo de Lisboa entrou com uma acção, requerendo a anulação do contrato e os partidos da oposição na Assembleia da República revogaram o decreto-lei do Governo que autorizava a prorrogação da concessão sem o obrigatório concurso público. Na sequência desta decisão e por determinação do Ministério das Obras Públicas, a APL iniciou em Agosto negociações com a Liscont com vista à renegociação do contrato nos termos fixados pelo Parlamento.

Segundo o Diário de Notícias, decorriam também esta tarde buscas na Liscont. O SOL tentou contactar o gabinete de imprensa do grupo Mota-Engil, mas não obteve resposta.

Nota de bloguista: esta já foi descoberta... soma mais uma no saco PS...