LUA

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Irmãos de Lula vivem na pobreza

Ao contrário do irmão, que vive num palácio rodeado de empregados e viaja em comitiva de carros de luxo, os irmãos habitam em casas populares, cuidam de si mesmos, andam em transportes colectivos e alguns ainda precisam de trabalhar para sobreviver, apesar da idade. É o caso de Jaime Inácio da Silva, que aos 73 anos ainda trabalha numa metalúrgica em São Paulo. Jaime reside na periferia de São Bernardo do Campo, na área metropolitana da capital paulista, e precisa de se levantar pouco depois das quatro da madrugada para ir de autocarro para o trabalho.

A irmã mais nova, Tiana, de 60 anos, também trabalha, fazendo lanches numa escola na zona Leste de São Paulo. Vavá, ou Genival Inácio da Silva, de 71 anos, outro irmão de Lula que reside na periferia de São Bernardo, e que em 2007 protagonizou um escândalo de alegada facilitação de acesso de empresários ao governo, vive numa casa com tantos ratos que estes lhe mataram quase todos os 108 canários que criava.

Ainda estão vivos Frei Chico, na verdade José Inácio da Silva, 68 anos, que levou Lula para o mundo sindical e político, Marinete, 72 anos, empregada doméstica reformada, e Maria, 67. Quase todos com saúde frágil: Jaime e Maria tiveram cancro, Frei Chico sofre do coração, Vavá já fez seis operações à coluna e Marinete tem uma doença grave sobre a qual não fala.