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sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Há maquinistas que ganham 50 mil euros

Os maquinistas do Metro de Lisboa ganham em média 40.000€ anuais (2850€ durante 14 meses), mas houve maquinistas a ganhar mais de 50.000€ em 2009 - um deles chegou aos 64.000€, dos quais 11.000€ em subsídio de agente único e 5.600€ em subsídio de antiguidade.
Uma secretária ganhou 64.600€, incluindo 5.700€ de subsídio de carreira administrativa e 20.300€ de isenção de horário. 14 técnicos ganham mais que os vogais do conselho de administração e um deles ganhou 133.000€, mais um terço que o chairman.
O Metro gastou milhões nos 25 subsídios conquistados ao longo dos anos: 3,3M por antiguidade, 1,5M por agente único e 1,1M por assiduidade - recompensa por aparecerem ao serviço.

A CP gastou 54,3% dos encargos salariais em 195 tipos diferentes de subsídios: 4M em subsídios de condução, 2,4M em prémios de produtividade, 3,3M em prémios de chefia, 3,3M em subsídios por antiguidade. Só por se apresentar na empresa, cada maquinista recebe 6 euros por dia.

Nota de bloguista: Ora vamos lá analisar isto: "Cada vez que um maquinista da CP termina um período completo de trabalho recebe um prémio. " Recebe mais por trabalhar? "Cada vez que conduz, manobra ou faz o acompanhamento de comboio tem direito a um abono." Recebe mais porque está a fazer o trabalho dele? "Se o seu trabalho estiver organizado por escalas e turnos, há mais um subsídio. " Não são as escalas e turnos uma pratica comum á maior parte das empresas? Porque são os maquinistas privilegiados? "Porém, sempre que o funcionário não tiver maneira de ir para o trabalho ou de regressar a casa recebe 5,26 € além do reembolso das despesas com o táxi ou com os quilómetros percorridos no seu carro" Se já é reembolsado pelo dinheiro gasto no transporte, para que servem os 5,26€? "Nem todas as benesses implicam dinheiro e os maquinistas podem ser dispensados um período normal de trabalho por trimestre sem que estas ausências impliquem qualquer desconto." Para além dos abonos ainda têm folgas extras? "há ainda a laboração em regime de agente único, que permite ganhar 4% sobre o salário-base e é atribuído sempre que manobra sozinho uma composição sem passageiros. " Mais uma vez, porque é q ganha mais por fazer o trabalho que lhe compete? "No fim do ano há ainda outro prémio de produtividade, que pode atingir os 439€" Já não chega o subsidio de natal? Posto isto... Senhores que governam, porque hei-de eu, pagar uma taxa sobre o subsidio de natal, quando os maquinistas da CP têm um subsidio extra no fim do ano? Porque hei-de eu de ficar com menos 4feriados, quando na CP têm uma folga extra a cada trimestre? Porque hei-de eu de trabalhar mais meia-hora por dia, quando na CP recebem um prémio por terminarem um período normal de trabalho? Senhores ministros.... Porque paga o sector privado quando o público é uma desordem????