LUA

sexta-feira, 9 de março de 2012

Sócrates, Jorge Coelho e Mário Lino na lista de prendas de sucateiro

A famosa lista de prendas de Manuel Godinho, principal arguido no processo "Face Oculta", incluía os nomes de várias figuras de topo do PS ,como José Sócrates, Jorge Coelho e Mário Lino, que terão sido indicados pelo empresário de sucatas.

A informação foi avançada esta quinta-feira pelo ex-braço direito de Manuel Godinho, Namércio Cunha, co-arguido no processo, que voltou a depor no tribunal de Aveiro para prestar esclarecimentos sobre a lista de prendas elaborada por si.

O procurador João Marques Vidal identificou várias categorias de prendas, que seriam fixadas de acordo com a utilidade e a importância dos destinatários.

O sucateiro Manuel Godinho chegou a gastar 80 mil euros por ano, valor depois reduzido até metade, distribuindo prendas por cerca de mil pessoas.

Namércio Cunha explicou as classificações das prendas, segundo os destinatários, de 2002 a 2008. Entre outras ofertas, as pessoas mais conhecidas eram indicadas para receber canetas de marca e relógios.

Sócrates como AAA

Nos documentos apreendidos pela PJ, o nome do primeiro-ministro surge duas vezes: nas listas dos presentes de Natal de 2004 (altura em que Sócrates era já líder do PS) e nas de 2006.

O sucateiro destina-lhe um decantador de cristal com base em prata (no valor de 685 euros) no primeiro ano, e uma caneta Montblanc e um relógio (sem referência ao que custam), no segundo.

A classificação atribuída pelo sucateiro ao líder socialista, num ano e no outro, é AAA – ou seja, tão importante como Armando Vara e Jorge Coelho (outros dirigentes socialista a quem Godinho pretendeu dar presentes de Natal), António Mexia, presidente da EDP, ou a ex-secretária de Estado dos Transportes Ana Paula Vitorino (cujo nome só surge uma vez, em 2006).

Clique aqui para ver as 11 listas de Godinho.