Os documentos afirmam que pelo menos 195 civis foram mortos pelas tropas de coalizão no Afeganistão sem conhecimento público e oficial.
Erros que ocasionaram morte de civis também incluem o dia em que soldados franceses bombardearam um autocarro cheio de crianças em 2008, matando 8. Uma ronda similar feita pelas tropas norte-americanas matou 15 passageiros.
Os documentos também apontam o extermínio de uma vila durante uma festa de casamento, incluindo uma mulher grávida, em um aparente ataque de vingança.
As informações destacam ainda a existência de um destacamento militar especial para capturar e matar insurgentes sem direito a julgamento, além de planos secretos para exterminar líderes extremistas do Taleban e da Al Qaeda.
Esse é um dos maiores vazamentos da história militar americana. Os documentos vão de Janeiro 2004 a Dezembro de 2009.
Lançado em Dezembro de 2006, o WikiLeaks é um wiki que permite aos usuários publicar fotos, documentos secretos e depoimentos de empresas ou governos sem que suas identidades, registos ou IPs sejam divulgados ou rastreados.
Um dos casos mais polémicos já divulgado pelo site foi o vídeo que mostra soldados americanos a bordo de um helicóptero atirando contra civis no Iraque, publicado em Abril (veja abaixo).
Confira nos links abaixo mais informações e alguns dados para download:
http://www.guardian.co.uk/world/datablog/2010/jul/25/wikileaks-afghanistan-data
http://www.comw.org/warreport/