LUA

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Comissão Europeia acusada de gastos sumptuosos em festas, jactos e resorts

A Comissão Europeia (CE), um dos membros da troika que está a emprestar dinheiro a Portugal para o seu plano de resgate, está no centro de uma polémica relativa às despesas de representação, sendo acusada de gastos sumptuosos em festas, viagens de férias em aviões a jacto e compra de jóias para oferecer.

Segundo a notícia do Daily Telegraph, que cita uma investigação do Bureau of Investigative Journalism, os Comissarios Europeus viajam em limusines, dormem em hoteis de cinco estrelas e organizam festas onde oferecem jóias de marcas luxuosas como a Tiffany. A notícia afirma ainda que, entre 2006 e 2010, os membros da CE gastaram 7,5 milhões de euros só em viagens de aviões a jacto fretados para o efeito.

A notícia fala também de estadias em luxuosos resorts na Papua Nova-Guiné, Gana e Vietname. E que foram gastos cerca de 300 mil euros em festas sumptuosas, destacando-se uma delas, que teve lugar em Amesterdão, que terá custado 75 mil euros. Essas festas, avança o Telegraph, caracterizam-se pela contratação de orquestras de topo para animar os convidados, que recebem prendas de joelharia da Tiffany's e outros artigos do género.