O secretário-geral do PS, José Sócrates, já pediu desculpas aos pais das crianças utilizadas no vídeo do tempo de antena do PS, confirmou o porta-vos do partido, em declarações ao «Correio da Manhã». O primeiro-ministro escreveu uma carta aos encarregados de Educação.
O vídeo foi para o ar a 22 de Abril. Inicialmente o PS descartou responsabilidades e disse que foram pedidas todas as autorizações, mas agora dá uma nova explicação centrada na «ausência de comunicação».
«Magalhães»: PS usa imagens de crianças sem autorização
«Estivemos a analisar todo o processo e constatámos que, nas inúmeras escolas em que houve captação de imagens e de depoimentos, foi dada toda a informação. Houve, de facto, ausência de comunicação suficiente em relação a uma das escolas por parte da produtora contratada para elaborar o tempo de antena, que foi precisamente a escola de Castelo de Vide», explicou Vitalino Canas, em declarações ao CM.
O PS assegura que o Ministério da Educação não teve qualquer intervenção no processo. O Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Ministério.