LUA

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Carlos Mota e «Bibi» conheceram-se numa oficina

Logo nas primeiras conversas entre o Port
ugalDiário e as testemunhas, o que era descrito apontava para que o «motorista» de Carlos Cruz, como os adolescentes lhe chamavam, soubesse dos alegados crimes cometidos pelo apresentador. Pelo menos, foram relatadas várias «viagens» em que era sua responsabilidade ir buscar os alunos e ex-alunos da instituição para os encontros.

Foi na carta que enviou ao juiz Rui Teixeira, em Fevereiro de 2004, que Carlos Silvino denunciou pela primeira vez Carlos Mota - entre outros nomes - e afirmou ter conhecido Carlos Cruz por seu intermédio nos pastéis de Belém.

Mas como se conheceram «Bibi» e Carlos Mota? Segundo o PortugalDiário apurou, Silvino e Mota ter-se-ão conhecido numa oficina de motas que existia em frente à Casa Pia. Há largos anos o stand de automóveis, agora existente em frente ao colégio de Pina Manique, era uma oficina de motorizadas. O ex-secretário de Carlos Cruz tinha uma moto e era aí que a mandava arranjar. O proprietário da oficina, amigo de ambos, terá feito as apresentações.

Carlos Mota já terá sido visto no Brasil, na Escócia e na Bélgica, em Bruxelas. Como não há nenhum crime pelo qual possa ser indiciado, as autoridades não podem fazer nada. Só se fosse constituído arguido num processo poderia ser emitido um mandado de captura internacional. Apesar de, até ao momento, não haver factos concretos que permitam novos desenvolvimentos, as investigações prosseguem e novas ocorrências podem ser comunicadas às autoridades.

o ex-funcionário da Casa Pia terá mesmo afirmado que Mota sabe muito mais que ele.