O abate decidido pela Câmara de Gaia do PSD e do CDS/PP
Quando os interesses privados se sobrepõem aos interesses públicos
A junta de freguesia de Santa Marinha em Vila Nova de Gaia quer abater um eucalipto centenário na rua Augusto Gomes. Primeiro informou os moradores desta rua que o eucalipto estava doente e teria que ser abatido.
Mas no dia em que o vinham abater, depois de muitos protestos dos moradores, levaram uma amostra para análise.
Tal como referem, ao verificar-se que afinal não estava oco, o mesmo não foi abatido. O Sr. Joaquim Leite, presidente da junta, esteve lá e confirmou que, aparentemente, não estaria doente. Como se verificou, a árvore não foi abatida.
O parque biológico de Gaia alega razões científicas para o abate da árvore. Pode ser. Porém, também é verdade que um dos vizinhos, já há algum tempo, interpôs uma providência cautelar no tribunal de Gaia contra a presença da árvore naquele local. Portanto, não me admira nada que a Câmara Municipal de Gaia, liderada por Luís Filipe Menezes do PSD do Pernalonga, tenha chegado a acordo com o tal vizinho a quem a árvore incomoda.
A junta de freguesia de Santa Marinha colocou um edital na passada Quinta-feira (30 de Junho de 2011), anunciando o abate da árvore para a Segunda-feira seguinte — amanhã, portanto, dia 4 de Julho.
A junta de freguesia de Santa Marinha não deu tempo sequer que alguém pudesse interpor, em tribunal, uma providência cautelar contra o abate da árvore, o que revela, de facto, má-fé.
Nota de bloguista: tudo isto me parece um grande couplô. Pelo que se vê na foto a árvore parece-me bastante sã e como tal não teria risco de cair. Como é possível que num curto espaço de tempo tenham decidido cortar uma árvore sã do que replantar outras.