Esta árvore vai ser abatida por decisão do Parque Biológico da cidade de Gaia. A junta freguesia de Santa Marinha colocou um edital (ver foto abaixo) anunciando o abate da árvore
Portanto, o abate da árvore é um facto consumado pela pressa demonstrada pela Câmara Municipal de Gaia em fazê-lo, porém o desrespeito pela gente que mora nesta zona não vai compensar os interesses privados inconfessos. Vemos na foto em baixo uma rua adjacente (a Rua Hermengarda Seabra), onde não existe uma só árvore na via pública — as árvores que existem estão dentro das moradias. Parece que Luís Filipe Meneses, e o Partido Social Democrata que governa a Câmara Municipal de Gaia, têm horror às árvores…
Nota de bloguista: Já que a secular Myrtaceae foi abaixo teremos que exigir que sejam plantadas, não só uma, mas muitas árvores nesta zona!não posso admitir que alguém (Luís Filipe Menezes) transforme uma cidade em um deserto de betão armado e alcatrão. Sendo que Gaia foi a autarquia que mais recursos humanos contratou porque é que não se replantou as árvores abatidas?