LUA

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Currículo volta a tramar Franquelim Alves

Franquelim Alves nasceu em 1954 e iniciou a carreira de auditor aos 16 anos, em 1970, numa empresa fundada 19 anos depois. Esta é mais uma polémica em torno do novo secretário de Estado do Empreendedorismo, ex-administrador do BPN, e que se tornou viral nas redes sociais.

A informação consta do currículo publicado no site do Governo e segue-se a uma primeira controvérsia relativamente à biografia do ex-administrador do BPN, onde não constava a referência à passagem pela Sociedade Lusa de Negócios em 2008, altura em que a SLN controlava o Banco Português de Negócios. No site do Governo pode ler-se que «Franquelim Alves nasceu em 16 de Novembro de 1954» e «iniciou a sua carreira, em 1970, como auditor e consultor da empresa internacional Ernst & Young». No entanto, esta foi fundada apenas em 1989. Na quarta-feira, o ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares considerou que Franquelim Alves está a ser vítima de uma «cabala política», lembrando que o secretário de Estado foi o primeiro a chamar a atenção para irregularidades no BPN. Contactado pela TVI, o Governo reitera que Franquelim Alves começou de facto, aos 16 anos e com estatuto de trabalhador estudante, a trabalhar para uma das empresas que haveria de dar origem à Ernest & Young.

Mas a confusão das datas vai mas além.

De acordo com o currículo da Universidade Católica, Franquelim Alves teria entrado para a Ernest & Young em 1971, com 17 anos e não 16, como diz o site do Governo. No entanto, segundo o portal Infopédia, da Porto Editora, Franquelim Alves licenciou-se em Economia, em 1979, pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa e só dois anos mais tarde se tornou no associado responsável pela área de Management Consulting Services da Ernst & Young Portugal. A Infopédia indica ainda, por exemplo, que Franquelim Alves só se terá tornado diretor financeiro do grupo de distribuição Jerónimo Martins dois anos depois de concluir um MBA em Finanças na Católica (1995), mas nos outros dois currículo teve esta função entre 1996 e 2000.

Nota de bloguista: vejam bem o curriculum destes srs governantes, como mentem e por onde andaram... A teia é muito grande. São estas as pessoas que nos desgovernam e que nos continuarão a desgovernar.