LUA

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Nuclear Espanhol: risco real em Portugal!


A central nuclear espanhola mais próxima de Portugal é a de Almaraz, situada junto ao Rio Tejo e refrigerada pelas suas águas, dista 100 km da fronteira portuguesa, situando-se junto aos distritos de Castelo Branco e Portalegre

De acordo com informações reveladas há uns dias atrás, "problemas de manutenção e funcionamento" no sistema de arrefecimento, apresentando aparentemente sérias dificuldades de operacionalidade em segurança. Esta central deveria ter terminado atividade em 2010, mas a sua "vida" foi prolongada até 2020. Ao que parece esta velha central, está obsoleta, tendo aliás chumbado num dos testes de resistência realizados durante o ano passado por intervenção da Greenpeace.

Há na verdade um perigo muito razoável de existir um acidente grave com esta central nuclear, ditavam os teste anteriores, confirmam agora os novos dados revelados de falhas no sistema de arrefecimento.

A central nuclear de Almaraz, funciona desde o começo da década de 1980, sendo a proposta de desativação para 2020

Em Julho de 2015, soaram os avisos da Greenpeace e da Quercus, quando esta central chumbou no teste de resistência pedido pela própria organização internacional Greanpeace

Nota de bloguista: D. Afonso Henriques conquistou Portugal a D. Teresa de Castela, não queremos acreditar que os nossos vizinhos espanhóis guardem algum ressentimento ainda desses tempos e nos queiram conquistar agora com uma fuga nuclear contaminando-nos as águas, com consequentes impactes ambientais.