LUA

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Boy socialista ganha 5 milhões




Ordenado de Rui Pedro Soares na PT disparou nos últimos cinco anos.
Rui Pedro Soares, amigo de José Sócrates, foi proposto pelo Estado para integrar a administração da Portugal Telecom.

Clique aqui. Para ver mais.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Criança de cinco anos impedida de entrar na escola por usar camisola da selecção portuguesa



Uma criança de cinco anos, filho de um português e uma belga, foi impedida de entrar no jardim-escola por estar a usar uma camisola da selecção portuguesa de futebol, noticia hoje a imprensa francesa

No entanto, a mãe da criança contesta, afirmando não ter sido informada deste «novo regulamento». Clique aqui. Para ver mais.

Nota de bloguista: E estamos nós no século XXI. Queria deixar aqui ainda um comentário á carta que o Sr. Embaixador português em França, Francisco Seixas da Costa publicou no seu blogue (veja aqui) . Não acho mal o conteúdo da carta mas penso que deveria dar uma explicação aos portugueses, principalmente, de qual foi realmente a conduta da escola. Será que os pais foram avisados do novo regulamento? Penso que se a escola tivesse comunicado devidamente o novo regulamento estes pais nunca teriam exposto o Mathis a esta situação.

Queixa contra Sócrates esteve oito meses no serviço errado




A simplicidade da linguagem popular assenta na perfeição ao caso Manuela Moura Guedes contra José Sócrates: a montanha pariu um rato. Ou, no caso, uma sucessão de aparentes falhas judiciais deu uma dimensão exagerada a um processo que está, afinal, na estaca zero. A Procuradoria-Geral da República anunciou ter remetido a queixa por difamação, apresentada pela jornalista em Outubro, ao procurador-geral-adjunto no Supremo Tribunal de Justiça. O processo esteve erradamente oito meses no DIAP de Lisboa e neste período não foi feita qualquer diligência. Não há, conclui o gabinete de Pinto Monteiro, “qualquer constituição de arguido”.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Processo de Manuela Moura Guedes a Sócrates já está no Supremo


Depois de dar entrada o processo de Manuela Moura Guedes, que acusa Sócrates de difamação por numa entrevista ter dito que o jornal da TVI era “travestido”, o procurador-adjunto a quem o processo foi distribuído “solicitou ao Juiz de Intrução Criminal de Lisboa que suscitasse” junto da Assembleia da República “autorização para a intervenção do denunciado no processo.”
Tendo em conta o pedido do procurador, o juiz pediu autorização ao Parlamento que responder não ter competência para levantar a imunidade parlamentar. A dúvida coloca-se por estar em causa um crime de difamação – Manuela Moura Guedes apresentou queixa por Sócrates ter dito em entrevista que o jornal da TVI era “travestido” - e não uma queixa relativa a um crime cometido durante o exercício das funções de primeiro-ministro. Esta manhã, fonte do gabinete de Noronha Nascimento, presidente do STJ, disse ao i que estando em causa uma queixa-crime por difamação um tribunal inferior tinha competência para a instrução.
Entretanto, a Comissão de Ética da Assembleia da República respondeu ao pedido de levantamento da imunidade parlamentar, pedido pelo Tribunal de Instrução Criminal. Segundo os deputados “não cabe à Assembleia da República ter qualquer intervenção no processo.”

Audição de Manuela Moura Guedes na Comissão de Ética da Assembleia da Republica

Sócrates ataca TVI e Manuela Moura Guedes



Nota de bloguista: como é possível que o Sr. Primeiro Ministro se sinta difamado se as notícias relatadas no Jornal Nacional (e aquelas outras tantas que não foram para o ar) nunca foram publica e formalmente desmentidas. Estes relatos que o "difamam" devem ser tão verdade como aquele em que diz que não sabia do negócio PT-TVI. Agradecemos o retorno de Manuela Moura Guedes ao Jornal Nacional para que todas as verdades que estão na gaveta venham a público.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Rui Pedro Soares processa Pacheco Pereira


O ex-administrador da PT Rui Pedro Soares vai processar criminalmente o deputado Pacheco Pereira por alegada difamação.

Nota de bloguista: Pacheco Pereira viu de mais ao fundo do túnel.

Clique aqui. Para ver mais.

PT/TVI: Sócrates quer pedido de desculpa


José Sócrates diz que a oposição quis humilhá-lo na comissão de inquérito ao negócio PT/TVI e que "o dever desses partidos era pedirem desculpa ao país, à Assembleia da República e a mim".

Clique aqui. Para ver mais.





Nota de bloguista: agradecemos a ousadia de Pacheco e Semedo e ficamos aguardando que a sua ideia se concretize. Que a luz ao fundo do túnel fique maior.

O Sr. Deputado Ricardo Rodrigues é mentiroso





Nota de bloguista: João Semedo acusa Ricardo Rodrigues do PS de mentiroso e as provas estão neste vídeo, como é possível tantas mentiras do princípio ao fim sistematicamente sem o PS ver uma verdade nesta comissão, porque o objectivo do PS nesta comissão é interromper sistematicamente os trabalhos sabe-se lá porquê.... Clique aqui. Para ver mais.

As escutas provam tudo


Na sua declaração de voto, Pacheco Pereira diz que era fácil concluir a partir das escutas que o primeiro-ministro mentiu, e afirma que a Comissão de Inquérito será julgada politicamente por ter sido impedida de chegar à verdade, avança a edição do SOL desta sexta-feira


A declaração de voto que hoje será entregue pelo PSD na comissão de inquérito ao caso PT/ TVI não deixa margem para dúvidas: José Sócrates sabia do negócio e houve intervenção de S. Bento na tentativa de aquisição da estação de televisão e de controlo de órgãos de comunicação social.

«Sim, houve participação governamental na tentativa de aquisição da TVI e de controlo de órgãos de comunicação social, em particular com origem no primeiro-ministro e executada por quadros do PS colocados em posições cimeiras em empresas em que o Estado tem participação», pode ler-se no documento, a que o SOL teve acesso.

Mais: «Sim, o primeiro-ministro sabia. Foi várias vezes informado pessoalmente do que se passava. E, por via indirecta, conhecemos indicações suas sobre o modo como os executantes deviam proceder», conclui Pacheco Pereira, o deputado social-democrata responsável pela redacção do texto.

Pacheco retira estas conclusões do conjunto de elementos a que a Comissão teve acesso – audiências, documentos com origem nas empresas envolvidas e documentos com origem judicial e informações publicadas pela comunicação social.

Clique aqui. para ver mais.





quinta-feira, 17 de junho de 2010

Um dos três juízes da Relação discorda do não pagamento de indemnização a Paulo Pedroso



A decisão de absolver o Estado de pagar uma indemnização de 100 mil euros ao ex-dirigente socialista Paulo Pedroso, no âmbito do processo Casa Pia, foi aprovada com um voto vencido pelo Tribunal da Relação de Lisboa.


Clique aqui. Para ver mais.

Carlos Cruz, quebrou o silêncio sobre o caso Casa Pia.



Carlos Cruz não percebe Há um dado objectivo. Os rapazes que acusam Paulo Pedroso são os mesmos que me acusam a mim. Ele é acusado de mais crimes que eu. Ele não é pronunciado porque tecnicamente o recurso fotográfico é frágil. Existe um Acórdão da Relação a retirar credibilidade a esses rapazes. São os mesmos rapazes, mas no caso dele mais crimes. Ele não é pronunciado e eu sou. Custa muito a entender.” "A política é uma porca", afirma o ex-apresentador.

Clique aqui.

domingo, 13 de junho de 2010

Casa Pia documentário TVI (2/7)




Carlos Cruz ameaçado de morte


Na Lux conheça a história do aluno da Casa Pia que promete «fazer justiça pelas suas próprias mãos» ameaçando de morte Carlos Cruz.

Clique aqui para ver mais.
Clique aqui para ver mais.

Nota de bloguista: será que depois de ouvidas tantas pessoas, ainda assim não será provado nada...

CASA PIA ! Declarações e contradições...



Carlos Cruz relata na Net pormenores do processo Casa Pia- Clique aqui. Para ver.

Juiz de Aveiro diz que só as escutas permitem perceber o que aconteceu no caso PT/TVI




O Juiz do Processo Face Oculta garante que o negócio PT-TVI só se vai perceber com a analise das escutas. O magistrado de Aveiro tinha enviado os resumos de 173 escutas telefónicas entre Armando Vara e Paulo Penedos ao Parlamento. Mas a divulgação dos despachos enviados à Comissão parlamentar só agora foi autorizada por Mota Amaral.

Nota de bloguista: "Não temos dúvidas em afirmar que ‘caso TVI’ só se percebe com a análise de tais produtos [escutas]". O senhor Mota Amaral tem um grande amigo no PS, RR.



Atrasos na PGR atingiram Sócrates



Pinto Monteiro atrasou destruição das escutas telefónicas que envolviam José Sócrates

PGR acusou juiz de não cumprir imediatamente despacho de Noronha de Nascimento relativamente às conversas que envolviam primeiro-ministro.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Sócrates acusa Semedo de "distorção dos factos" nas conclusões do relatório


O primeiro-ministro reafirmou esta sexta-feira não ter tido conhecimento do negócio PT/TVI. José Sócrates acusou ainda o deputado bloquista João Semedo de distorcer os factos na proposta de relatório da comissão parlamentar de Inquérito que apresentou esta sexta-feira na Assembleia da República.

Comissão de inquérito ao “caso TVI” vai divulgar documentos de Aveiro exigidos pelo PSD


A comissão de inquérito ao "caso TVI" decidiu hoje divulgar a promoção e o despacho do tribunal da Comarca de Aveiro exigidas pelo PSD, após uma acesa discussão entre o PSD e o PS.

Governo interveio no negócio PT/TVI e queria mudar linha editorial do canal



O Governo tinha conhecimento do processo de compra da TVI pela PT e interveio no negócio. São estas as principais conclusões do relatório que o deputado João Semedo apresentou na reunião da comissão parlamentar de inquérito à actuação do Governo na compra da TVI.

e destaca o "papel proeminente" e as ligações políticas do ex-administrador Rui Pedro Soares. Nas conclusões do relatório, hoje divulgado na reunião da comissão de inquérito, o deputado relator começa por referir que em 2008 e 2009 a TVI foi alvo de duas tentativas de aquisição", a primeira pelo Taguspark e uma segunda conduzida pela PT.

Deputados admitem apresentar queixa de Pacheco Pereira ao MP



Mais do que a apresentação do relatório, as atenções em torno da reunião de hoje da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao negócio PT/TVI estão centradas em Pacheco Pereira. O deputado social-democrata ameaçou na quarta-feira que, caso não haja hoje uma decisão sobre a divulgação do despacho e da carta do procuradorues Vidal, tomará ele próprio a iniciativa de divulgar os documentos.


Decisão que, de acordo com as indicações do presidente da comissão, Mota Amaral - que decidiu proibir a utilização das escutas nos trabalhos da comissão por considerar que viola a Constituição -, pode ser vista como uma violação do dever de sigilo em relação aos trabalhos. Segundo o DN apurou, entre os membros da comissão há quem defenda que, caso a ameaça de Pacheco Pereira se concretize, os deputados podem vir a apresentar queixa ao Ministério Público por violação do dever de sigilo.

Recorde-se que Pacheco Pereira já declarou, em anteriores reuniões da comissão, que os resumos das 173 escutas do processo "Face Oculta" que a Comarca do Baixo Vouga enviou para o Parlamento "contêm uma descrição detalhada de um negócio conduzido politicamente com o objectivo de mudar a linha editorial da TVI".

Granadeiro obrigado a mentir


Assessor de Sócrates disse a Paulo Penedos, numa conversa gravada pela PJ, que “Henrique portou-se bem, porque o chefe berrou”.

Morreu sem ver fim de processo contra o Estado com 26 anos


Estado condenado a pagar dez mil euros por atraso em processo judicial
Agostinho O. morreu em 2008 sem ver o fim de um processo que moveu contra o Estado por violação do direito à Justiça em prazo razoável. A decisão chegou este mês e dá-lhe razão, 26 anos depois do primeiro contacto com a máquina judicial.

Processo morre nos tribunais


A providência morreu aqui", disse ao CM Paulo Dias, advogado do deputado socialista que abandonou uma entrevista a 30 de Abril levando os gravadores dos jornalistas nos bolsos. "O tribunal considerou que o efeito da providência foi conseguido pela acção directa" exercida pelo deputado. Ricardo Rodrigues alega que não furtou os gravadores mas que exerceu "acção directa" para impedir a publicação da entrevista. Para Paulo Dias, que classifica a decisão como "airosa", a providência "perdeu o interesse a partir do momento em que foi a entrevista foi publicada". E, apesar de considerar que existiu um "erro do tribunal por partir do princípio de que só existiam os gravadores" a registar a entrevista [conversa foi filmada], Paulo Dias não vai recorrer. O advogado acrescenta que o juiz refere que não lhe "compete aquilatar da legitimidade da acção directa". Agora, garante, os jornalistas da ‘Sábado’ serão notificados para que os gravadores sejam restituídos.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Levantamento de imunidade parlamentar em análise


A audição do deputado Ricardo Rodrigues pelo Ministério Público, após queixa de dois jornalistas da revista Sábado por furto e atentado à liberdade de imprensa, está dependente do levantamento da imunidade parlamentar.

A queixa foi apresentada no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa depois de Ricardo Rodrigues ter sido gravado a apropriar-se dos gravadores dos dois jornalistas durante uma entrevista nas instalações da Assembleia da República (AR).

Abusou da filha durante 17 anos 'Fritzl' brasileiro detido



Num caso que faz lembrar o do austríaco Josef Fritzl, um agricultor brasileiro, José Agostinho Bispo Pereira, foi detido em Experimento (Maranhão) por ter mantido uma das filhas em cativeiro e abusado sexualmente dela durante 17 anos.


Sandra Maria Monteiro começou a ser abusada aos 12 anos, quando a mãe saiu de casa. Teve sete filhos do pai, o último dos quais foi dado para adopção. Pereira abusou também de uma das filhas-netas.

Na aldeia onde a menina vivia, todos sabiam do que se passava mas até agora ninguém denunciou. Só após uma campanha do governo contra a pedofilia e violência sexual, alguns habitantes decidiram apresentar queixa à polícia, que deteve o criminoso.

A menina vivia isolada, sem contacto com ninguém e não sabe ler nem escrever. Os seus filhos também nunca foram à escola. As autoridades estã a dar apoio psicológco a esta família.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Traficantes de armas e droga recebem rendimento mínimo


Uma rede de traficantes de armas que colocava no mercado negro todo o tipo de armamento e munições foi desmantelada pela Polícia Judiciária,


Os membros desta rede viviam vidas de luxo mas recebiam quase todos o rendimento mínimo garantido Foram detidas 23 pessoas, entre elas uma mulher, e realizadas 50 buscas, escreve o Correio da Manhã.

Nenhum destes suspeitos tem emprego, mas apresentam um nível de vida extremamente elevado. Por exemplo, um dos detidos vive numa moradia avaliada em 500 mil euros e tem um Mercedes que custa cerca de cem mil.

Porém, apesar da vida de luxo, o grupo não abdicou de receber o rendimento mínimo. Os suspeitos vendiam armas entre os 200 e os 50 mil euros e tratava-se de um negócio de família.

O mais rico “pensionista” de Portugal


Pessoalmente, acredito e procuro exercer uma “liderança pelo exemplo”. Acredito que um líder de uma equipa, de um projeto ou de uma Nação deve ser o exemplo em todas as condutas, atitudes e ações que pretende imprimir aos membros da sua equipa. Agir de outra forma, é agir no campo do estéril autoritarismo e prepotência. Por isso, quando vejo a notícia segundo a qual o atual (mas felizmente, não durante muito mais tempo) presidente da república, Aníbal Cavaco Silva acumula alegremente com o seu já considerável salário como presidente, não uma, mas TRÊS pensões de reforma com valores muito consideráveis cada uma:
4152 euros pelo Banco de Portugal;
2328 euros pela Universidade Nova de Lisboa além de
2876 euros por ter sido Primeiro-Ministro, totalizando assim – apenas em pensões! – 9356 euros!

Fonte: http://movv.org/category/portugal/

Acção de Nulidade da Licenciatura de José Sócrates


Como todos sabem fui eu que entreguei uma queixa-crime para se averiguar da veracidade ou falsidade da licenciatura de José Sócrates, depois da investigação do Prof. António Caldeira, do blogue do http://www.doportugalprofundo.blogspot.com/.

Apesar de o Ministério Público ter arquivado o processo, com argumentos que não nos convencem, decidi intentar acção judicial de nulidade da licenciatura de José Sócrates.

Entendo que não é verdadeira,nem válida, face a todos os elementos disponíveis.

Desde logo a Universidade Independente não possuía o órgão legalmente estabelecido para aprovar as equivalências, pelo que o processo está viciado. Para além de vários outros dados que não posso aqui revelar.

Depois, não se pode dar equivalência a cadeiras que ainda não estavam feitas.

Por fim, a UNI não reunia os requisitos legais necessários.

Assim, logo que o Tribunal de Instrução Criminal me entregue a certidão que já pedi - na semana passada - será intentada a competente acção de nulidade da licenciatura em engenharia civil do actual Primeiro Ministro.

Os portugueses necessitam de saber a verdade!

Portugal!

Fonte: http://josemariamartins.blogspot.com/search?q=licenciatura

Novas escutas provam que Armando Vara sabia de tudo




Dos termos das minutas do negócio PT/TVI ao afastamento de Moniz e Moura Guedes, as respostas dadas aos deputados da comissão de inquérito ficam postas em causa. E as do primeiro-ministro também


Novos elementos das escutas telefónicas do processo Face Oculta a que o SOL teve acesso demonstram que Armando Vara mentiu em várias respostas que deu à comissão parlamentar de inquérito ao negócio PT/TVI. Além disso, põem em causa as respostas do primeiro-ministro.

Ao contrário do que afirmou aos deputados, Armando Vara foi sendo informado dos contactos entre a PT e os espanhóis da Prisa (proprietária da estação), soube antecipadamente e discutiu as deslocações de Rui Pedro Soares (administrador executivo da operadora) a Madrid e conhecia o conteúdo das minutas do negócio.

O então vice-presidente do BCP chegou a dar orientações sobre quando é que José Eduardo Moniz e a mulher (respectivamente, director e pivô da estação) tinham de sair, e numa conversa com um dos seus interlocutores comenta-se que José Sócrates foi avisado «antes de fecharem o negócio».

Nos diálogos interceptados ao telefone de Vara – cujos resumos estão na posse da comissão de inquérito, mas que esta decidiu não usar (ver texto na página 6) – a entrada da PT na TVI surge com os contornos de uma operação de natureza política, destinada a afastar Moniz e Moura Guedes (tidos como incómodos para o Executivo) e rodeada de diversos cuidados conspirativos, para ocultar ao conhecimento público a ligação entre uma coisa e outra.

Vara mentiu várias vezes sobre negócio PT/TVI



O “Sol” publica hoje novos desenvolvimentos sobre o negócio PT/TVI. Segundo o semanário, Armando Vara mentiu várias vezes, inclusive na comissão parlamentar de inquérito, uma vez que sabia vários contornos do negócio à medida que este ia decorrendo.

O jornal, que se baseia em novas escutas, salienta que as respostas dadas por Vara à referida comissão, bem como as do primeiro-ministro José Sócrates, são colocadas em causa.

O jornal revela que Vara, ao contrário do que afirmou aos deputados, sabia dos contactos entre a PT e a Prisa (grupo que detém a TVI), estava a par e discutiu os pormenores das viagens a Madrid de Rui Pedro Soares e conhecia os detalhes das minutas dos contratos do negócio, que terão sido elaborados por José Maria Ricciardi, presidente do BES Investimento.

Armando Vara, à altura vice-presidente do BCP, chegou a dar instruções sobre a data em que José Eduardo Moniz e a mulher, Manuela Moura Guedes, deveriam ser afastados, e numa conversa afirmou que Sócrates estava a par dos contornos do plano “antes de fecharem o negócio”. Além disso, Vara expressou algum receio com as consequências que adviriam se o plano viesse a público. “Isto, nesta altura, se corre mal é uma chatice”, disse, a 21 de Junho do ano passado, em alusão às eleições legislativas de 27 de Setembro.

Além da compra da TVI, o “Sol” revela que em cima da mesa estava ainda a compra do “Correio da Manhã”, diário do grupo Cofina, que não poderia ser a PT a comprar mas cuja aquisição já estaria a ser tratada por Nuno Vasconcellos (líder da Ongoing, proprietária do Diário Económico).

Também o controlo do “Público” fazia parte dos planos. Vara terá dito que o jornal “vende pouco, mas faz as manchetes dos telejornais”. “Se se conseguir que deixe de fazer...”, terá sugerido. Três dias depois destas escutas, o procurador João Marques Vidal assinou o primeiro despacho em que mandou extrair certidões para a instauração de um inquérito autónomo, por crime de atentado contra o Estado de Direito.

‘Magalhães’ pode levar Portugal ao Tribunal da Justiça






A Comissão Europeia (CE) anunciou esta quinta-feira que pretende levar Portugal ao Tribunal de Justiça caso o país não fundamente a decisão de não ter avançado com contratos públicos para a escolha dos fornecedores de computadores e de serviços de acesso à Internet nos primeiros programas associados ao ‘Magalhães’.

Numa nota divulgada hoje, a Comissão garante que vai agir de modo a que Portugal cumpra as regras comunitárias sobre os contratos públicos e mostra “preocupações” com a possibilidade de “Portugal não ter cumprido as suas obrigações, ao não abrir à concorrências os contratos de fornecimento dos computadores e dos serviços de Internet a estudantes e professores”.

Bruxelas adverte que se os contratos públicos não forem bem implementados, representam um risco de criar um mercado fechado e provocar um desperdício de dinheiros públicos.

“Se Portugal não responder de forma satisfatória dentro de dois meses, a Comissão pode remeter este assunto para o Tribunal de Justiça”, avisa a Bruxelas na mesma nota.

Comissão devolve menor ao pai violador



Rapaz de 12 anos era espancado e abusado em casa. Foi ao hospital e voltaram a pô-lo no local dos crimes.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Israel rejeita investigação ao ataque a frota


Israel rejeitou hoje uma resolução do Conselho dos Direitos Humanos da ONU que aprova uma investigação ao ataque israelita contra uma frota humanitária que se dirigia a Gaza.

* As vítimas do ataque à frota humanitária são de origem turca
* Liga Árabe decide «quebrar» bloqueio israelita a Gaza «por todos os meios»
* Bloqueio de Gaza deve ser levantado «imediatamente», diz Ban Ki-moon
* Turquia ameaça rever relações com Israel
* Abbas pedirá «decisões corajosas» a Obama

Israel ataca navios que tentavam furar bloqueio à Faixa de Gaza 31/5/2010

Artigo Visão

Apito Dourado: 16 arguidos absolvidos

Pinto de Sousa, presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de 1983 a 1989 e de 1998 a 2004, estava acusado de 144 crimes, mas respondia pela prática de seis crimes consumados de falsificação de documentos e cinco na forma tentada.

O representante do Ministério Público pediu a mesma condenação de 11 crimes para António Henriques (estava acusado de 142 crimes), António Azevedo Duarte (135) e Francisco Costa (sete), este último também conselheiro do órgão de 1998 a 2004.

Para Paulo Torrão, responsável pela informática da FPF na altura dos factos, indiciado de 100 práticas ilícitas, foi pedida a condenação por cinco crimes de falsificação de documento, quatro na forma consumada e um na forma tentada.

Este julgamento foi originado pela certidão 51 do Apito Dourado, um processo judicial sobre eventual corrupção na arbitragem e no futebol profissional e outros crimes associados, numa investigação da equipa da procuradora-geral-adjunta Maria José Morgado.