LUA

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Sílvio Berlusconi foi hoje confrontado em Bruxelas com o seu último escândalo. Ruby é o nome de uma jovem marroquina de 17 anos que garante ter tido relacionamentos “sexuais” com “Il Cavalieri” em troca de presentes e dinheiro. Ruby confessou às autoridades italianas ter participado, na companhia de outras jovens, em festas “sexuais” na casa de Arcone no bairro de Milão 2, residência oficial de Berlusconi no norte da cidade.

Ontem, a imprensa italiana identificou pela primeira vez o nome da jovem, que tinha sido detida por roubo. Na sequência, Ruby conta à polícia “detalhes” do relacionamento com o primeiro-ministro. O “La Republica” avançou ontem que a jovem terá recebido do primeiro-ministro um Audi e grandes quantias em dinheiro. Ruby acusou ainda Berlusconi de organizar festas de teor sexual, com dezenas de jovens, nas suas residências privadas.

“Amo a vida e as mulheres. Não vou mudar e não devo explicações a ninguém”, afirmou hoje Berlusconi no Conselho Europeu em Bruxelas. O primeiro-ministro acrescentou ainda que “está orgulhoso do seu estilo de vida”.

Segundo a imprensa italiana, Ruby foi depois libertada pela polícia, depois de um telefonema de Berlusconi, dizendo que a jovem “era sobrinha do presidente do Egipto, Hosni Moubarak”.

ASAE fecha cozinha do El Corte Inglés


A cozinha da cafetaria do centro comercial foi ontem encerrada pela Autoridade da Segurança Alimentar e Económica “por falta de condições de higiene.”, avança, esta quinta-feira, o (DN).
Os responsáveis da cozinha ordenaram imediatamente a limpeza do espaço, no entanto, depois de uma segunda vistoria, a ASAE decidiu manter a decisão de encerroO motivo da inspecção foi uma denúncia.

Tribunal decidiu libertar três italianos da 'Máfia

O Tribunal de Leiria anunciou hoje à tarde que Giovanni Lore, o italiano que a Polícia Judiciária deteve na quinta-feira da semana passada próximo do Bombarral, vai aguardar julgamento em prisão preventiva. Os restantes cinco arguidos, sobre quem também recaem suspeitas de integrarem uma família mafiosa, alguns deles com ligação à Sicília, ficaram em liberdade, alguns limitados ao termo de identidade e residência, outros ainda com a obrigação de se apresentarem periodicamente nos postos policiais mais próximos da morada declarada.

Lore, apontado como o chefe do grupo, tinha pendente um mandado europeu de captura a pedido das autoridades do seu país. No final do ano passado, acompanhado de três outros italianos, terá fugido à polícia espanhola que o tentou deter em Vigo.

Comandante de esquadra suspeito de corrupção

Escutas mostram ligação do subcomissário à máfia brasileira da noite. O Ministério Público mandou investigar o oficial da PSP.

O actual comandante da esquadra da PSP dos Olivais é suspeito de um crime de corrupção passiva para acto ilícito, na forma tentada, no processo da "máfia brasileira" da noite. Nesse megainquérito, 25 arguidos estão acusados de crimes como associação criminosa, extorsão, sequestro ou homicídio qualificado.

O Ministério Público vai abrir um processo autónomo contra o oficial da PSP, o qual será extraído da investigação à "máfia brasileira" da noite, avançou ontem o jornal i. Segundo apurou o DN com fonte conhecedora do processo, o subcomissário V.S. estava no Núcleo de Segurança Privada do comando de Lisboa quando o seu nome surgiu em escutas telefónicas que mostram a sua ligação a um dos arguidos do processo, Carlos Pereira, dono da sociedade de segurança privada Olho Vivo, sediada em Setúbal.

O oficial da PSP tinha, na altura, funções de fiscalização da actividade de segurança privada. Liderava uma equipa que se distribuía pelas secções de instrução de processos e apoio à actividade operacional. Podia "facilitar" a vida às empresas e era visto como um "contacto" útil para os principais elementos da "máfia brasileira.

A Direcção Nacional da PSP, quando soube das suspeitas que pendiam sobre o subcomissário V.S., "tomou a medida cautelar de o transferir do Núcleo de Segurança Privada para o comando da esquadra dos Olivais", adiantou ao DN Paulo Flor, porta-voz da Direcção Nacional. "A PSP não suspendeu de funções o subcomissário para que ele não fosse punido duas vezes. Ele está apenas como arguido com termo de identidade e residência, não foi colocado em prisão preventiva nem em prisão domiciliária", adiantou


Bocas de incêndio no Parque das Nações não funcionam

Uma carrinha de passageiros começou a arder esta manhã, numa das ruas principais do Parque das Nações, em Lisboa. Os bombeiros foram chamados ao local mas não conseguiram pôr a funciomar as bombas de incêndio acabando por apagar as labaredas com água da autobomba que levaram para o local. Veja o vídeo.

Carro a arder no Parque das Nações

Mau tempo em Lisboa (Rua de São José) 29/10/2010


A revista Sábado revela que o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e o seu sócio, Almerindo Duarte, foram alvos de buscas da Polícia Judiciária por participarem numa burla que prejudicou o Banco Português de Negócios (BPN) em 14 milhões de euros.

«Na manhã de 30 de Março deste ano, elementos da Polícia Judiciária e do Departamento Central de Investigação e Acção Penal fizeram-lhe [a Luís Filipe Vieira] buscas às suas duas casas (uma situada em Oeiras, outra em Corroios) e à sede do grupo Inland/Promovalor, que lhe pertence», escreve a Sábado, que adianta que também a residência de Almerindo Duarte foi alvo de buscas.

O inquérito em questão «partiu de uma queixa ao MP e investiga indícios de burla e falsificação de documentos, no âmbito de um empréstimo bancário destinado a adquirir acções da Sociedade Lusa de Negócios que pertenciam ao líder benfiquista».

Soares Franco arguido por crime de burla

Soares Franco foi ontem ouvido na PSP de Lisboa, como arguido, no âmbito de um processo que corre no Ministério Público de Ponta Delgada, em que é suspeito de burla qualificada e abuso de confiança. Em causa, está a venda – há mais de dez anos – de um prédio rústico, nos Açores

O CM apurou que Franco actuou como procurador da familiar, que terá aceite vender o terreno por 750 mil euros e que na escritura constassem 1,5 milhões, verba que 'serviu para que o arrendatário' abdicasse do direito de preferência.

Em 2006, a familiar de Franco avançou com uma acção de prestação de contas, que ainda decorre. E, há pouco mais de um ano, com uma queixa-crime por burla qualificada e abuso de confiança,

burlas ao BPN tinham 15 milhões em bancos

Mais de 15 milhões de euros, dez deles depositados na Suíça, foram apreendidos no inquérito que originou, terça e quarta-feira, 55 buscas. A investigação foi aberta por causa do BPN, mas estendeu-se à Caixa Agrícola. Uma administradora foi constituída arguida.

O congelamento de 15 milhões de euros de contas de suspeitos constitui uma das maiores apreensões do género que as autoridades portuguesas já fizeram. E além desse montante - os 10 milhões, em contas suíças, foram congelados antes das diligências desta semana -, foram apreendidos 100 mil euros em numerário e carros e barcos avaliados em milhões de euros.

Por outro lado, também foi confiscada "enorme quantidade de documentação (inclusive a relativa a sociedades offshore), contabilidades, suportes digitais e computadores, carimbos e selos brancos, com enorme relevância probatória, cinco armas de fogo", informou a PJ, num comunicado que confirmou a constituição de nove arguidos e a detenção de três deles.

Entre os detidos, está um empresário, Carlos Marques, e dois advogados, Diamantino Morais e Teresa Cantanhede. Esta foi ontem ouvida pelo juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, Carlos Alexandre, e saiu em liberdade, com termo de identidade e residência. Os outros dois detidos serão interrogados hoje, enquanto os restantes arguidos deverão ser sujeitos a semelhantes diligências na próxima semana.

Um dos arguidos, apurou o JN, é uma administradora da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM), cuja sede foi sujeita a buscas, na quarta-feira. Isto porque as autoridades começaram por investigar um grupo de indivíduos suspeito de actividade criminosa com o Banco Português de Negócios, mas verificaram que ele actuava da mesma forma com a CCAM.

Segundo a PJ, que não identificou os bancos investigados, utilizaram empresas para contrair sucessivos empréstimos bancários, de montante superior a 100 milhões de euros, mediante a apresentação de "garantias falsas ou terrenos sobreavaliados". "Conluiados com empresas de avaliação imobiliária e altos quadros de instituições bancárias", entraram em incumprimento, no pagamento dos empréstimos, e nem por isso viram as suas garantias serem executadas, contou a PJ.

Os empréstimos foram pedidos a pretexto de investimentos, sobretudo, imobiliários, que nunca foram concretizados. Os montantes foram antes encaminhados para contas de sociedades offshore, para compra de imóveis que lhes permitiam obter novos empréstimos, numa lógica de "roullement" de créditos, e para a aquisição de bens de luxo, como carros e barcos.

Carlos Marques, arguido muito próximo de José Oliveira Costa, o fundador do BPN, era o dono do iate e de boa parte dos automóveis apreendidos.



Vara acusado de ser parte de máquina de fazer dinheiro

O antigo ministro do Governo PS Armando Vara é acusado pelo Ministério Público de, a troco de 25 mil euros em notas e prendas de luxo no Natal, ter aceite fazer parte de uma máquina de fazer dinheiro à custa do Estado, montada pelo sucateiro Manuel Godinho.

De acordo com a acusação, a que o JN teve acesso, o suposto papel do ex-administrador do Millenniumbcp assentaria - a par, em especial, de Fernando Lopes Barreira, consultor e ex-membro da Fundação para a Prevenção e Segurança Rodoviária, no Governo de António Guterres - em exercer influências junto do ministro das Obras Públicas, Mário Lino.

em troca dos favores a Godinho, Armando Vara terá recebido 25 mil euros baseia--se em dados circunstanciais que se iniciam com uma conversa telefónica, a 28 de Maio do ano passado, em que o empresário pergunta ao então administrador do BCP se já queria "25 quilómetros". Prossegue a 20 de Junho do ano passado, dia em que Armando Vara e Lopes Barreira almoçaram em casa de Godinho, em Ovar, e o empresário pediu, horas antes, à sua secretária que lhe arranjasse 50 mil euros em dinheiro vivo. Seriam 25 mil euros para cada um - é o que a acusação dá como adquirido.

Por causa destes factos qualificados como crimes de tráfico de influências e também pela detecção de uma lista de prendas de Natal, entre 2004 e 2007, em que Vara é classificado como personalidade "AAA" (a segunda mais importante), o MP exige que sejam declarados perdidos a favor do Estado os tais 25 mil euros e também, no caso de Vara, um "estojo decantador", uma caneta "Mont Blanc" e um relógio no valor de 1500 euros.

Em termos de montantes, o ex--ministro do PS é dos casos menos expressivos. Mais avultadas são as verbas recebidas, supostamente de forma ilícita, pelo advogado Paulo Penedos, filho do presidente da REN, José Penedos: quase meio milhão de euros.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Isaltino Morais consituído arguido por corrupção

Alegações no processo "Face Oculta"

36 arguidos no processo Face Oculta

Cunha de Lino a favor de Godinho

Ana Paula Vitorino terá relatado que foi contactada pelo então responsável pela pasta das Obras Públicas e Transportes e também pelo ex-ministro Armando Vara. O objectivo seria a satisfação dos desejos de Godinho: fazer com que Luís Pardal, presidente da Refer (empresa responsável pela rede ferroviária nacional) não provocasse problemas à firma "O2", que mantinha um diferendo em tribunal.

Um exemplo é o caso da Lisnave (Setúbal), em que a empresa de Godinho retirou 100 toneladas de resíduos ferrosos como se fosse lixo e teriam um valor de 100 mil euros. Nas manobras de retirada do material, os resíduos foram cobertos por lixo verdadeiro, para não levantar suspeitas. E assim o empresário terá conseguido um duplo lucro.

Recebeu dinheiro pelo "favor" que fez à Lisnave e ganhou pela venda e reciclagem de metais. Tudo isto só foi possível mediante a entrega de um suborno de 10 mil euros a um funcionário daquela empresa.


Azevedo desviou milhões da Luz

Entre os cerca de 30 milhões de euros que Manuel Vilarinho acusa Vale e Azevedo de ter tirado ao Benfica, estão 1,5 milhões de um contrato televisivo pagos por uma empresa alemã (jogos internacionais) que nunca chegaram aos cofres da Luz. , Vilarinho disse ao CM que conseguiu "descobrir o paradeiro de vinte milhões". "Embora percebendo que houve desvios, foi-me impossível saber onde foram parar os outros dez milhões.

A 17 de Abril de 2002, João Vale e Azevedo foi condenado a quatro anos e meio de prisão efectiva no âmbito do caso Ovchinnikov. A 19 de Fevereiro de 2004, esteve em liberdade apenas por breves momentos, até voltar a ser detido para interrogatório por decisão do juiz Ricardo Cardoso. O antigo presidente do Benfica foi ainda sentenciado a um ano e meio de prisão no processo Euroárea, a sete anos e meio no caso Dantas da Cunha e a cinco anos no Ribafria.

Quanto a Vale e Azevedo está em Londres aguardando extradição .

Ex-secretária de Estado acusa Lino de pressão no caso "Face Oculta"

A ex-secretária de Estado das Obras Públicas, Ana Paula Vitorino, terá implicado o ex-ministro Mário Lino no processo "Face Oculta".

Segundo a imprensa de hoje, a actual deputada do PS foi à Judiciária de Aveiro dizer que Mário Lino tentou convencê-la a favorecer o empresário das sucatas Manuel Godinho, referindo que era "amigo do PS". Na origem do apelo estava um problema por resolver entre Godinho e a REFER - Rede Ferroviária Nacional.

O sucateiro queria mais contratos com a empresa, mas o presidente da REFER, Luís Pardal, não queria a adjudicação de mais concursos a Manuel Godinho.

O despacho de acusação do Ministério Público de Aveiro terá ficado concluído ontem. Esta quarta-feira, os 30 arguidos devem conhecer a acusação.

O processo "Face Oculta" investiga alegados casos de corrupção e outros crimes económicos relacionados com empresas do sector empresarial do Estado e empresas privadas, havendo pelo menos 18 arguidos, incluindo o então presidente da REN, José Penedos, suspenso de funções pelo juiz de instrução, e Armando Vara, ex-ministro socialista e que se demitiu do Millenium/BCP, onde desempenhou funções de administrador.

Nas escutas feitas durante a investigação, foram interceptadas 11 conversas entre Armando Vara e o primeiro-ministro, José Sócrates, tendo o Procurador-Geral da República considerado que o seu conteúdo não tinha relevância criminal e o presidente do Supremo Tribunal de Justiça decretado a sua nulidade e ordenado a sua destruição.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

BPN deu 80 milhões sem garantias

Luís Duque, advogado, actual vereador da Câmara de Sintra e ex-presidente da SAD do Sporting, foi ontem constituído arguido pela PJ e notificado para ser ouvido no Tribunal Central de Instrução Criminal, por suspeita de burla qualificada, corrupção e fraude na obtenção de empréstimo.

Além do antigo dirigente leonino também outros três advogados, um empresário dos ramos imobiliário e automóvel e mais cinco pessoas foram alvo da visita das autoridades. O empresário é Carlos Marques, sócio do genro de Oliveira e Costa, e um dos advogados é Filipe Baião Nascimento, representante do ex-patrão do BPN. Foram ainda visados pelas buscas dois escritórios algarvios, um em Loulé e outro em Portimão, bem como numa casa em Vilamoura, onde também foi apreendido um iate.

A PJ acredita que Oliveira e Costa tinha conhecimento do esquema, podendo ter beneficiado com estes empréstimos, feitos com o objectivo de dissipar o património do banco. O lesado foi o BPN que nunca conseguiu cobrar, quando os beneficiários deixaram de pagar.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Ex-deputado do PS acusado de 19 crimes de corrupção

Carlos Lopes, ex-deputado do PS pelo círculo de Leiria, foi acusado pelo Ministério Público de 23 crimes, dos quais 19 são de corrupção passiva. Em causa está uma investigação à campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 2005 no concelho de Figueiró dos Vinhos. O antigo deputado é acusado pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) de ter invocado aquela qualidade de forma a angariar dinheiro para a campanha eleitoral junto de construtores civis.

Na investigação levada a cabo pela Unidade Nacional Contra a Corrupção da Polícia Judiciária (UNCC) foi apreendida a Carlos Lopes uma lista, escrita em papel timbrado da Assembleia da República, que discriminava os "doadores" e os "não doadores" para a campanha. Isto num esquema, segundo o Ministério Público, de pagamentos "por fora".

De acordo com informações recolhidas pelo DN, o Ministério Público acusa Carlos Lopes - que era dirigente local do PS - de se ter aproveitado do facto de ser deputado para, nos contactos com os construtores civis a quem pediria dinheiro, aludir futuras obras públicas e concursos que iriam ser abertos, como forma de aliciar os empreiteiros.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Filme apanha ex-chefe da FIFA

De acordo com a publicação, Portugal e Espanha teriam acertado uma troca de favores com o país do Médio Oriente, garantindo como ‘compensação’ os mesmos sete votos para que o Qatar organizasse o Mundial de 2022. Jornalistas do ‘Sunday Times’, de Inglaterra, fizeram-se passar por um grupo de empresas dos EUA desejosas que o seu país organizasse um Mundial e identificou membros da FIFA dispostos a dar o voto a um país para ser anfitrião do Mundial a troco de dinheiro e mulheres – o ex-secretário-geral da FIFA Michel Zen-Ruffinen foi filmado a oferecer-se para apresentar membros do comité e pedia 239 mil euros para ser o intermediário. Um dos membros do comité foi descrito pelo ex-chefe da FIFA como "o maior gangster do Mundo" e que o seu voto só seria comprado por "um milhão de euros".

Subsídio de casa custa 300 000 €

Um total de vinte políticos do Governo recebe subsídio de alojamento: por mês, governantes têm 1400 euros cada; chefe de gabinete recebe 940.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Carolina Salgado condenada a trabalho comunitário por difamar Pinto da Costa

Em actualização) - Carolina Salgado foi hoje, sexta-feira, condenada a 300 horas de trabalho comunitário por difamação a Pinto da Costa numa entrevista. Esta pena substituirá a de dez meses de prisão decidida pela juíza.

Em causa estão declarações atribuídas a Carolina Salgado numa edição de 2006 da revista Tabu, distribuída com o semanário Sol, nas quais Pinto da Costa é dado como mandante das agressões ao ex-vereador de Gondomar Ricardo Bexiga, em 25 de Janeiro de 2005, no parque de estacionamento da Alfândega do Porto.

Clique aqui. Para ver escutas a Pinto da Costa online.

Nota de bloguista: se os tribunais estivessem numa de reverem todos os processos com desfechos duvidosos, este seria um deles...

O antigo guarda-redes do FC Porto Vítor Baía

Vítor Baía:
Se aquilo que consegui no F.C. Porto fosse no Benfica ou no Sporting acredito que teria outra repercussão, outra dimensão. Vejo, e muito bem, o Benfica a homenagear os seus campeões da Europa quase 50 anos depois com uma vitalidade e de uma forma muito positiva.

No comunicado divulgado hoje, sexta-feira, o antigo internacional luso disse entender que a sua carreira "teria outra projecção se tivesse jogado num dos clubes da capital, porque esses clubes gozam de um tratamento bem diferente do que o F.C. Porto.

Na mesma visita ao estabelecimento de ensino, Baía defendeu que "o F.C. Porto tem uma estratégia muito fechada, muito para dentro, e isso também não ajuda" e que o "clube não faz tudo que está ao seu alcance para potenciar a imagem dos seus jogadores actuais e dos que deram muito ao clube".

Nota de bloguista: como é possível que para um jogador que tanto deu ao clube (e à selecção), ser tão mal homenageado pelo clube que é seu de coração.

Professor quer vender cadáveres na Net

Gunther Von Hagens anunciou a intenção em documento enviado a dadores de corpos, clientes, fornecedores e amigos interessados, revelando que vai colocar à venda as suas controversas "plastinações" na Internet, a partir de 2 ou 3 de Novembro.

Segundo uma lista de preços entretanto publicada em alguns jornais alemães, um cadáver "plastinado" deverá custar 69.615 euros, um tronco 56.644 euros, e uma cabeça 22.015 euros.

Cortes no abono de família

Já a partir de Novembro, as famílias mais carenciadas vão deixar de receber o apoio suplementar de 25 por cento no abono de família.Ainda assim, o Governo continua a defender que, "com as medidas agora adoptadas, mantém-se ainda um nível elevado de protecção social, sobretudo em relação àqueles que mais necessitam".

Governantes com subsídio para casa

Quatro ministros e nove secretários de Estado vão receber por mês 1400 euros de subsídio de alojamento para viver em Lisboa. A ajuda de custo foi concedida pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, segundo dois despachos publicados em Diário da República.

Desde que residam a mais de 100 km da capital, os governantes têm um subsídio de alojamento que corresponde a 47 euros por dia. Ou seja, 1400 euros por mês. Em Lisboa, o arrendamento de um apartamento T2 ou T3 varia, em média, entre os 750 e os 900 euros.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, que declara residência permanente no Funchal, solicitou pela segunda vez o subsídio de alojamento. No anterior Governo, Luís Amado recebeu cerca de 16 mil euros por ano.

Com residência em Bruxelas, a ministra do Trabalho, Helena André, também irá receber ajudas de custo. Assim como os ministros da Agricultura, António Serrano (residente em Évora), e da Justiça, Alberto Martins (residente no Porto).

Nove secretários de Estado, entre os quais Laurentino Dias e Carlos Zorrinho, irão auferir também ajudas de custo. Por ano, cada um dos governantes vai receber cerca de 17 mil euros de subsídio de alojamento.

O presidente do Conselho Económico e Social, Silva Peneda, e o seu chefe de gabinete, Fernando Santos Pereira, também têm direito a 1400 euros/mês e 940 euros/mês, respectivamente.

Os ministros têm um vencimento-base de 4821 euros, ao qual acresce um abono mensal de mais de 1900 euros para despesas de representação.

O vencimento dos secretários de Estado é de 4450 euros mas têm ainda direito a um abono mensal de mais de 1500 euros para despesas de representação.

TEIXEIRA DOS SANTOS TAMBÉM TEM DIREITO
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, que concedeu o subsídio de alojamento aos colegas de Governo, também tem direito a ajudas de custo para viver em Lisboa. Apesar de morar há mais de dez anos na capital, o governante tem residência permanente em Paranhos, junto à Faculdade de Economia do Porto, onde deu aulas antes de integrar o anterior Executivo de José Sócrates.

Em 2005, Teixeira dos Santos solicitou o subsídio, tendo recebido mais de 1300 euros/mês, mas neste ano poderá voltar a pedir. O despacho de autorização terá de ser assinado por Sócrates

Teixeira dos Santos põe acordo em dúvida

Em entrevista à RTP, Teixeira dos Santos considerou que as sugestões do PSD para a alteração da proposta de Orçamento do Estado para 2011 «levam a uma perda de receitas» e que «têm um impacto imediato, que é agravar o défice das contas públicas». «Não podemos diminuir este pacote de medidas na sua credibilidade», declarou o ministro das Finanças, sublinhando o objectivo de atingir um défice não superior a 4,6%. «Não nos podemos dar ao luxo de defraudar expectativas»

Fomos contaminados», disse Teixeira dos Santos.

Judiciária investiga Isaltino


Desta vez está em causa uma permuta de terrenos na Aldeia do Meco. GES e empresa Pelicano também estão sob investigação.

Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, está a ser novamente investigado pela Polícia Judiciária. Desta vez, que sobre si recaem. corrupção e participação económica em negócio - dizem respeito à sua passagem pelo Governo de Durão Barroso na qualidade de ministro das Cidades e do Ordenamento do Território. E ao acordo que patrocinou entre uma empresa de capitais públicos alemães, a Aldeia do Meco, Sociedade de Desenvolvimento Turístico, a Pelicano, o município de Sesimbra e o Estado português.

A investigação em curso também visa, segundo informações recolhidas pelo DN, apurar em torno da ESPART, empresa do Grupo Espírito Santo, que terá sido quem financiou o negócio e a Pelicano, empresa que estava no negócio em pareceria com a Espart. Enquanto ministro, Isaltino Morais assinou um acordo com a autarquia, a Aldeia do Meco - Sociedade para o Desenvolvimento Turístico e a Pelicano, que permitia a edificação de um empreendimento na Mata de Sesimbra - parcialmente considerada área protegida.

Inquérito está quase concluído. Investigação ao projecto turístico transferido para a mata de Sesimbra constituiu quatro arguidos.

Rui Pereira assume risco de atentado terrorista

Ministro usou de todas as cartas para justificar a despesa extraordinária de 5 milhões para a segurança da Cimeira da NATO.

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, assumiu ontem o agravamento da ameaça terrorista no nosso país, por causa da realização da Cimeira da NATO, em Lisboa, no próximo mês de Novembro. Esta declaração foi feita ontem aos deputados de todos os partidos, presentes na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, a quem estava a justificar a despesa extraordinária de cinco milhões de euros em viaturas blindadas, equipamento "repressivo" e de protecção pessoal para Rui Pereira sublinhou que se "orgulhava" desta aquisição.

Nota de bloguista: cortam nos abonos de família e depois compram carros blindados para proteger os políticos. Ele quer proteger-se dos ataques terroristas mas quem está a espalhar o terror são os governantes deste país...


Greve geral pode ser só a primeira de muitas

depois da adesão à manifestação de 6 de Novembro e à greve geral de 24 de Novembro, os professores vão debater outras formas de luta "sectoriais". E o regresso às grandes lutas da era de Maria de Lurdes Rodrigues na Educação é uma hipótese em cima da mesa.

"[A contestação] pode seguir esse caminho", admitiu ontem ao DN Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), após um dia de reuniões em que o Ministério da Educação confirmou todos os cortes que afectam professores, dos salários às progressões e reposicionamentos na carreira, passando pelo ingresso nos quadros.

No entanto, os cortes "afectam toda a escola pública, prevendo-se tempos difíceis a partir de Janeiro, com a redução nas verbas para os estabelecimentos."

José Nóbrega Ascenso, do Sinape, subscreveu as críticas à suspensão dos ingressos nos quadros: "Temos um grande número de professores na casa dos 50 anos com vínculo precário. Com menos de 40 anos, praticamente estão todos a prazo", lamentou.

Um milhão arrisca pagar remédios por inteiro

Mais de um milhão e 300 mil beneficiários da ADSE arriscam ter de pagar os seus medicamentos por inteiro nas farmácias em Novembro. O aviso partiu ontem das associações de farmácias, depois de o Ministério das Finanças ter recusado pagar as facturas de Setembro,

Um caso flagrante de abuso de poder, considerou a Associação Nacional das Farmácias (ANF) no comunicado que enviou às redacções. Uma "atitude sem precedentes" que já custou cerca de 20 milhões às 2700 farmácias do País.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Que faz um carro às voltas no Santuário de Fátima?



Um vídeo colocado no YouTube mostra um automobilista às voltas no Santuário durante quase cinco minutos. Nas portas trazia a seguinte inscrção: "Jesus"

Janet Jackson: «Conrad Murray matou o meu irmão»

janet Jackson quebrou o silêncio e falou pela primeira vez sobre a morte do irmão. Numa entrevista concedida ao programa «In The Spotlight» da cadeia de televisão ABC, a cantora culpa o médico pessoal de Michael Jackson, Conrad Murray, pela morte repentina do cantor.

«Era ele quem estava a administrar-lhe os medicamentos. ele é o responsável», disse Janet

Família de Michael Jackson decepcionada com a «leve» acusação de Conrad Murray

Oito meses depois da morte do rei da pop, o seu médico pessoal, Conrad Murray, foi responsabilizado pela morte de Michael Jackson, tendo sido formalmente acusado de homicídio involuntário,avança a imprensa internacional.

No entanto, o médico, que se entregou voluntariamente às autoridades, e aguarda julgamento em liberdade, sob pagamento de fiança de 55 mil euros.

«Homicídio involuntário não é uma acusação suficientemente dura contra o médico que matou Michael Jackson.É um monstro», afirmou a mãe do cantor.

Revoltada, a irmã do cantor, La Toya, voltou a afirmar aos jornalistas a sua convicção de que o irmão foi assassinado.

«Michael foi assassinado e, como morreu nas mãos do Dr. Conrad Murray, penso que ele faz parte de um plano muito maior. Há outras pessoas envolvidas e não vou descansar, vou continuar a lutar até que todos os culpados sejam encontrados e se faça justiça», afirmou La Toya.

Coronel assassino vestia lingerie de mulher



O Coronel Russel Williams já tinha sido condenado pela violação e homicídio de duas mulheres quando se descobriu que guardava vídeos e fotografias chocantes. Depois das novas descobertas, deve ser condenado a prisão perpétua no fim desta semana.

O antigo militar da Força Aérea do Canadá guardava imagens das mulheres que violou e matou e, em algumas dessas, aparece soutien e cuecas. A polícia encontrou também cartas onde o ex-militar explica como matou as mulheres: assaltou a casa, violou-as e asfixiou-as.

Segundo a imprensa internacional, os detalhes são sórdidos, uma vez que o homem de 47 anos confessou que assaltou 82 residências de onde roubou lingerie de mulher e objetos pessoais das mesmas.

"Há professores a passar muito mal"

Há professores por colocar e outros no desemprego a passar mal, alguns muito mal. E há pais a apertar bastante o cinto para que nada falte aos filhos".

Quem o afirma é Duarte Nuno, professor de Educação Física na Escola EB 2,3 de Nelas, distrito de Viseu, que, fazendo uso da sua experiência de 49 anos de vida e 21 de docência, avisa os colegas para o que aí vem e deixa conselhos: "o que temos já é mau e o que nos espera é seguramente pior, pelo que é preciso poupar, tomar precauções, acautelar problemas decorrentes da perda de emprego ou de qualquer outro contratempo".

Conselho Nacional de Educação alerta para cortes nos apoios sociais

Dois em cada cinco alunos do básico e secundário recebem apoio social, ao todo são mais de 504 mil os alunos que têm direito à acção social escolar, destes mais de metade recebe o apoio máximo, ou seja, têm livros, refeições e material escolar inteiramente pagos.

A despesa prevista, na proposta de Orçamento do Estado para 2011, para o Ministério da Educação vai sofrer um corte de 11,2 por cento em 2011 face à execução estimada para este ano, ficando com menos 800 milhões de euros para gastar.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Câmara de Lisboa ocultou gastos de 228 mil euros com visita de Bento XVI

A Câmara de Lisboa gastou afinal 228 mil euros com a visita do Papa Bento XVI, em Maio passado, apesar de todas as declarações do presidente da autarquia e de responsáveis da Igreja sempre terem ido no sentido de não haver dinheiros públicos envolvidos na missa campal do Terreiro do Paço.

José Sócrates não corta nas viagens

Em 2011, o primeiro-ministro tem a mesma verba para deslocações e estadas: 135 mil euros. Membros do Governo têm quase 2,6 milhões de euros.

Se o Governo quiser desertar o PSD assumirá as suas responsabilidades”

“Se o Governo quiser desertar o PSD assumirá as suas responsabilidades”, disse Passos depois de apresentar ao parlamento do partido as seis condições que impõe para que os 81 deputados social-democratas se abstenham na votação de 29 de Outubro.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Passos Coelho admite que Portugal ficará em situação “muito difícil” sem orçamento

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, admitiu hoje que Portugal poderá ficar numa situação “muito difícil” se não tiver Orçamento do Estado para 2011, sem adiantar, porém, o sentido de voto do seu partido no Parlamento.

Manuela Moura Guedes sai da TVI

Recorde-se que o ‘Jornal de Sexta’, líder de audiências, sofreu vários ataques públicos do primeiro-ministro, José Sócrates, na sequência de notícias sobre o caso Freeport. A jornalista, que estava na estação de Queluz desde 1995, já tinha sido retirada do ecrã pela administração da Media Capital em 2005. Regressou mais tarde, apresentando o ‘Jornal de Sexta’. Aumentou as audiências, mas acabou por ser suspenso, de forma polémica, pela TVI.

Francisco Louçã anuncia contra proposta de Orçamento

O BE anunciou hoje, segunda-feira, o voto contra a proposta de Orçamento do Estado para 2011 do Governo, afirmando que a escolha a fazer será entre "proteger o privilégio que destrói o país" e responder "à crise e à recessão".

"Ao votar contra o Orçamento, o que o BE assegura é toda a responsabilidade de uma resposta que se concentra no que é essencial, o Orçamento precisa de criar emprego ou fracassa, precisa de promover a estabilidade, a Segurança Social, o Serviço Nacional de Saúde, ou é uma fraude perante o país, precisa de promover a justiça fiscal e a transparência onde ela não existe, trazer igualdade perante a responsabilidade de todos, ou é a promoção da injustiça", afirmou Francisco Louçã.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Medina Carreira pede intervenção do FMI

O ex-ministro das Finanças diz que sem a intervenção do FMI "não há condição, nem como o PS, nem com o PSD, nem com os dois juntos".

O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro e o ex-ministro das Finanças Medina Carreira defendem a intervenção do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Portugal.

"Sem uma intervenção do FMI não há condição, nem com o PS nem com o PSD, nem com os dois juntos, porque aquilo que vai ser preciso fazer para pôr algum futuro neste país vai ter que ser muito duro, de alguém que não fica cá a viver", afirmou ontem Medina Carreira, no programa ‘Plano Inclinado', da SIC Notícias, numa reacção à apresentação do documento que vai ditar o destino do país no próximo ano.

Também Caiado Guerreiro considerou, no mesmo programa, que "se calhar é melhor não aprovar o Orçamento e vir para cá o FMI, que realmente faz um trabalho muito mais competente".

"É um orçamento verdadeiramente mau, que ataca quem trabalha e as empresas. Não faz sentido nenhum", afirmou o fiscalista.

Com este Orçamento, continuou Caiado Guerreiro, "o que nós estamos a dizer às famílias é que é melhor viverem do subsídio de desemprego e do rendimento social de inserção".

"Já nos tiraram o dinheiro do bolso. Agora já nos tiraram a gravata e o casaco. Eu acho que este Orçamento já quase que nos tira as calças. Por isso, acho que vamos ter que andar de tanga", concluiu.

Corrupção chega à FIFA

A decisão da FIFA surge depois de o ‘Sunday Times’ ter filmado o presidente da Confederação de Futebol da Oceânia, o taitiano Reynald Temarii, e o nigeriano Amos Adamu, a solicitarem verbas para financiarem projectos nos seus países. Em troca, terão prometido votar na candidatura dos Estados Unidos.

A notícia do jornal britânico foi publicada na mesma semana em que os EUA renunciaram à organização do Mundial de 2018, para se dedicarem exclusivamente à edição de 2022.

Amos Adamu pediu 570 mil euros, enquanto Temarii terá exigido 1,6 milhões para uma academia de desporto e afirmado que dois candidatos à organização do Mundial já ofereceram dinheiro à Oceânia para obter o seu voto.

Na corrida à competição de 2018 continuam as candidaturas de Portugal/Espanha, Bélgica/Holanda, Inglaterra e Rússia.

Novos escândalos ameaçam Dilma

O caso mais grave é o que envolve Valter Luiz de Souza, presidente da empresa estatal Companhia de Geração Térmica de Energia Eléctrica, que fez parte de todas as equipas de Dilma nos vários cargos governamentais que esta ocupou desde os anos 90. Souza é acusado pelo banco público de desenvolvimento alemão, o KfW, de participação numa fraude de 157 milhões de euros, envolvendo pedidos de financiamento para a construção de sete centrais eléctricas que nunca saíram do papel. Segundo o processo movido pelo banco, a então ministra Dilma Rousseff sabia de tudo.

O outro assessor sob suspeita é Vladimir Muskatirovic, actual chefe de gabinete do Ministério da Presidência, também levado por Dilma para o governo. Ele é acusado de ter cobrado luvas no valor de 43,4 mil euros para facilitar uma mudança nos estatutos de um canal de televisão pertencente à família do deputado Roberto Rocha, do Maranhão.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Polícia espanca adolescente e divulga video na Net



Polícia espanca adolescente
No Paraguai, um adolescente de 13 anos foi brutalmente espancado por um polícia, que filmou e publicou o vídeo da agressão na Internet.

Orçamento "um violento murro no estômago da classe média"

Heloísa Apolónia, dos Verdes: "O ministro das Finanças admitiu que este orçamento vai contribuir para mais desemprego. O primeiro ministro um dia acorda para um lado e diz uma coisa, no outro dia diz outra. Para que lado é que acordou hoje, para a demissão ou para a manutenção?"

Francisco Louçã continua a atacar José Sócrates: "O senhor primeiro ministro mentiu ao País. O senhor não sabe separar o trigo do joio. O primeiro ministro tem de ter palavra. Por que é que este Governo trata os pobres como se não fossem pessoas? A sua política é de total irresponsabilidade com um orçamento que ataca os trabalhadores e a classe média. 2011 será um ano pior que 2010. É a única certeza que os portugueses têm".

Miguel Macedo, líder parlamentar do PSD: "O senhor primeiro ministro ainda não apresentou o orçamento à Assembleia da República e nós não damos cheques em branco a este Governo. Como é possível hoje chegarmos ao desastre em que estamos. A maior dívida pública, desemprego e maior crise social. Que explicação tem para a situação em que chegámos seis anos depois com a sua política. É este resultado? A segunda questão é sobre o orçamento. É o terceiro aumento de impostos da sua responsabilidade. O senhor nestes seis anos já se esqueceu do prometeu, que não aumentaria impostos? O senhor não se sente mal em enganar os portugueses?. Seguir uma política de promessas que depois são falseadas só para ganhar votos?".

assessor de Sócrates tráfico de influências

Ministério Público não vai acusar Duarte Lima

O Ministério Público não vai acusar o advogado Duarte Lima de um crime de desobediência por o antigo líder parlamentar do PSD se ter recusado a responder às 193 perguntas elaboradas pela polícia brasileira sobre o homicídio de Rosalina Ribeiro - companheira do milionário português Lúcio Tomé Feteira - remetidas às autoridades judiciais portuguesas através de uma carta rogatória. Na sequência da recusa, em finais de Setembro, o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa extraiu uma certidão para avaliar a eventual ilicitude desta conduta, mas entendeu que não havia indícios para acusar Duarte Lima, acabando por arquivar o caso.

A lei penal portuguesa obriga as testemunhas a responder com verdade às perguntas que lhe forem dirigidas em interrogatórios judiciais. A recusa pode valer uma acusação de desobediência, um crime punido com pena de prisão até um ano ou multa até 120 dias.

Um cirurgião para 80 mil utentes

A situação arrasta-se há mais de três meses e já levou a autarquia a apresentar uma providência cautelar no Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela contra a falta de cumprimento de um protocolo estabelecido em 2007 com a Administração Regional de Saúde do Norte, no âmbito da requalificação das Urgências.

O presidente da autarquia, José Silvano, conta que a Urgência tem um cirurgião em presença física e outro de prevenção das 08h00 às 14h00. Das 14h00 às 24h00 tem apenas um cirurgião em presença e das 24h00 às 08h00 tem um de prevenção. "Com apenas um cirurgião, o bloco operatório não funciona", diz o autarca.

Perseguição policial violenta em São Paulo

11 anos por roubar e violar enfermeira

Foi apanhado em tempo recorde pela Polícia Judiciária de Lisboa – e o Tribunal de Sintra condenou agora o predador sexual a 11 anos de cadeia.

Quando foi detido pela PJ, em Torres Vedras, a 1 de Outubro do ano passado, ainda tinha consigo o relógio e a carteira da vítima, surpreendida quando se dirigia para o carro após terminar o seu turno. Além dos pertences, Alípio Cunha, 28 anos, obrigou a enfermeira, três anos mais nova, a fornecer-lhe o código do cartão multibanco, efectuando levantamentos no total de 400 euros num posto de abastecimento das imediações do hospital.

No seu carro, o sequestrador levou a vítima até um sítio ermo da mata de Queluz, onde, sob ameaça de arma de fogo, acabou por a violar, sem que a jovem tivesse quem a socorresse àquela hora da noite. Facilmente dominada sob ameaças de morte, a enfermeira foi surpreendida quando se dirigia para o carro. Falava com a mãe ao telemóvel quando foi atacada por trás.

Um grito deu o alerta à mãe, que chamou a PSP. Quando a polícia chegou ao local do sequestro apenas encontrou o telemóvel da vítima no chão, caído junto à sua viatura, com as portas abertas.

Não muito longe dali, Alípio ameaçava a vítima com uma pistola. Os crimes, desde o sequestro, o roubo no multibanco e a violação na mata de Queluz, tiveram todos lugar num raio de aproximadamente 500 metros, na Amadora.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Best of sócrates (2009 - 2010)



Nota de bloguista: Durante 2009 e 2010 Sócrates disse que sim, disse que não e disse o contrário. O 31 da Armada recolheu, compilou e compôs as melhores declarações deste extraordinário homem!! (ironia claro!)

Duarte Lima suspeito de lavar dinheiro no caso Feteira

"Há também fortes indícios de que Domingos Duarte Lima poderia estar a lavar (branquear) valores sacados pela vítima, no montante de cerca seis milhões de euros, de contas correntes do falecido Lúcio Thomé Feteira." A afirmação está expressa na descrição dos factos da primeira carta rogatória, enviada no dia 21 de Setembro às autoridades portuguesas. Segundo as autoridades, esses "fortes indícios" baseiam-se em "documentação enviada pelas autoridades da Suíça" e que foi "anexada ao inquérito policial" que chegou a Portugal.

Veja aqui as 193 PERGUNTAS.
É mais um imbróglio jurídico que pode deixar o Ministério Público sem liderança enquanto Pinto Monteiro estiver de baixa médica. Um dos membros do Conselho Superior (CSMP) não tem dúvidas de que o despacho que nomeia provisoriamente Isabel São Marcos como vice-PGR é nulo.

E a explicação é simples: se desde 15 de Junho não há vice-PGR porque Mário Gomes Dias estava ilegalmente em funções, por ter completado 70 anos, logo, este não pode ser substituído.